Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

As emoções fazem parte de nós e do nosso dia-a-dia. Estamos sempre a sentir alguma emoção e isso o reflete-se nos nossos comportamentos. Como educar as emoções para crescer feliz e saudável? Leia aqui!

As emoções

As emoções tem todas uma função específica e desempenham um papel fundamental na nossa vida. Assim, até mesmo aquelas que são mais difíceis são importantes!

Emoções nos adultos e nas crianças

Em primeiro lugar, há que relembrar que se para os adultos é muitas vezes difícil reconhecer as suas emoções. Logo, se os adultos tem dificuldade de perceber a ligação entre elas e os pensamentos, sensações corporais e aquilo que faz, imaginemos como será para uma criança! Assim sendo, aprender acerca das emoções é determinante para o bem-estar e saúde mental de uma criança. Portanto, é tão essencial saber educar as emoções como aprender a vestir-se sozinho ou a ler.

O papel dos pais para educar as emoções para crescer feliz e saudável

Os pais têm um papel fundamental nesta educação emocional. Mas, é importante eles próprios desenvolverem o conhecimento acerca das suas emoções. Afinal, as crianças aprendem muito através da observação. Sem dúvida, elas estão atentas a tudo mesmo quando não parece. Olham para os pais como modelos!  Por isso, a vida quotidiana transforma-se no palco de excelência para o desenvolvimento de várias competências emocionais…  quer dos pais como dos filhos.

Por último, embora as emoções negativas sejam aquelas que se refletem em comportamentos que mais preocupam os pais, não nos devemos limitar.  Assim, importa não esquecer que a gestão emocional é tão importante para as emoções negativas como para as positivas.

Educar as emoções para crescer feliz e saudável

Uma criança que aprende desde cedo a gerir as suas emoções vai crescer mais saudável e feliz:

  • Ganha um maior controlo dos seus impulsos
  • Tem menos comportamentos agressivos
  • Torna-se mais sociável, com mais interações positivas com crianças e adultos
  • Desenvolve a comunicação assertiva
  • Torna-se mais segura de si para lidar com obstáculos
  • Sente-se menos frustrada
  • Desenvolve relações mais saudáveis ao longo de toda a sua vida

Se necessitar de aprender a gerir melhor as emoções estamos em Gaia, no Porto e na Maia para o ajudar! Marque consulta na nossa clínica de Psicologia e saiba como educar as emoções para crescer feliz e saudável.

Equipa Recriar Sentidos