Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

O que é um ataque de pânico? Como surge?

Como surge um ataque de pânico? O ataque de pânico surge repentinamente e é acompanhado de um sentimento de apreensão e medo intenso. Pode ser inesperado ou ocorrer logo após a vivência ou antecipação de uma determinada situação.

Como surge um ataque de pânico?

O ataque de pânico surge repentinamente, sem nenhuma razão aparente e com ele traz apreensão, medo ou terror e sensação de catástrofe iminente. Mas, como surge um ataque de pânico?

Perante um determinado estímulo/acontecimento, percecionamos uma ameaça ou perigo, real ou imaginário. O nosso cérebro envia então uma mensagem para preparar o nosso corpo para lutar ou fugir.

Quando o nosso corpo está preparado reagir surgem alguns sinais que indicam essa ativação, são os sintomas de ansiedade. Contudo, como estes sintomas são desagradáveis, são também eles interpretados como uma ameaça e começamos a acreditar que algo de errado se passa connosco e com o nosso corpo. Deste modo, o nível de ansiedade aumenta, sendo interpretada igualmente como um perigo, o que irá manter este ciclo.

A descarga de adrenalina…

Este mecanismo remonta aos primórdios da Humanidade onde eramos a presa ou o predador. O perigo era real e o corpo reagia com para o combater, havendo uma descarga de adrenalina que nos preparava para responder com a força necessária para a nossa sobrevivência. Na nossa sociedade, os perigos reais a que a nossa espécie esteve sujeita durante a evolução já não existem. Todavia, existem outros perigos psicológicos que enfrentamos diariamente, levando a que o nosso organismo se encontre, muitas vezes, em alerta permanente.

Quais os sintomas num ataque de pânico?

Durante um ataque de pânico são comuns os seguintes sintomas:

  • Dificuldades em respirar ou sensação de sufoco;
  • Palpitações
  • Dores no peito
  • Tremores
  • Tonturas ou sensação de desmaio
  • Suores
  • Sensação de formigueiro
  • Náuseas ou mal-estar abdominal
  • Sensação de irrealidade
  • Medo de morrer, enlouquecer ou perder o controlo
  • Fuga e/ou evitamento de situações

 

Sabia que os ataques de pânico podem tornar-se cada vez mais frequentes e intensos?

Apesar, de os primeiros ataques de pânico surgirem sem causa aparente, podem também ocorrer após a exposição ou antecipação de uma situação específica que passa a ser temida. Ao longo do tempo, os ataques de pânico podem tornar-se cada vez mais frequentes e intensos. Muitas vezes, limitam o funcionamento diário da pessoa, com prejuízo para o desempenho das várias tarefas, para o trabalho e relações familiares.

Se se identifica com estes sintomas ou conhece alguém que esteja a passar por esta situação, incentive a procura de ajuda profissional. Os ataques de pânico podem ser aterradores mas é possível aprender a lidar com eles e recuperar a sua vida.

Saiba mais acerca dos ataques de pânico nesta imagem.