Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

O que é a anorexia nervosa?

A anorexia nervosa é uma perturbação do comportamento alimentar, caracterizada pela distorção da imagem corporal. Mesmo estando magra a pessoa vê-se como gorda e evita a comida pelo medo de engordar. Geralmente estas pessoas têm um Índice de Massa Corporal abaixo do normal. Para perder peso, podem ficar sem comer e quando comem, para compensar, praticam uma rotina extenuante de exercícios físicos ou métodos purgativos, como laxantes ou provocam o próprio vómito.

Anorexia nervosa | 7 Dicas para ajudar alguém com anorexia nervosa

Não é fácil lidar com as pessoas com este problema, uma vez que por norma elas próprias não o assumem, no entanto se conhece alguém nesta situação, não tenha medo de agir. Seguem abaixo alguma dicas:

  1. Assuma a doença

Admita que o seu familiar ou amigo tem um problema grave e que necessita de tratamento. Jamais se sinta culpada/o, mas sim reconheça a sua responsabilidade na resolução do problema. Este reconhecimento como “parte” e não “causa” faz parte do processo de tratamento.

  1. Leia muito sobre o assunto

Vai precisar de argumentos para quando for conversar com a pessoa. Aprenda desde os sintomas até às severas consequências desta doença.

  1. Tenha muita paciência e ouça os seus problemas 

Pergunte-lhe se está tudo bem e o que ela pensa sobre o assunto. Não hesite em expressar a sua opinião, associada, a muita empatia, para que ela não se sinta julgada ou reprovada. Pode sentir, por vezes, frustração pois a situação não vai mudar da noite para o dia. Mas deve ser persistente e dar-lhe força para superar este problema.

  1. Dê segurança

Lembre-a/o de que é muito bonita/o e demonstre uma preocupação verdadeira com o seu bem-estar.

  1. Propicie-lhe momentos felizes

Uma pessoa alegre é uma pessoa saudável. Organize atividades prazerosas para que ela se divirta e não fique presa em pensamentos destrutivos sobre o seu peso.

  1. Seja um exemplo a ser seguido

Seja um modelo de vida saudável (alimentação e exercícios físicos moderados). Não faça comentários negativos sobre o seu próprio corpo ou de qualquer outra pessoa.

  1. Ajude-a a procurar ajuda

Geralmente a família e os amigos sofrem muito, pois sentem que não conseguem ajudar porque a pessoa não quer ser ajudada. Mas não desista, procure ajuda especializada, cada dia de atraso no tratamento, pode representar um risco no aumento do quadro crónico da doença.

Estas são apenas algumas dicas que o podem ajudar a auxiliar quem tem este problema. Se quiser esclarecer eventuais dúvidas poderá marcar uma Sessão Informativa, gratuita e sem qualquer compromisso.