Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Orientação vocacional na adolescência

A adolescência é uma fase da vida marcada por diversas mudanças, incluindo transformações físicas, biológicas e psicológicas. É também uma fase de decisões complexas e por consequência surgem várias dúvidas. A orientação vocacional na adolescência é essencial!

Os adolescentes têm dificuldade em decidir uma área ou curso, questionam-se sobre as reais motivações e interesses, e têm medo de fazer as escolhas menos acertadas. Foi o caso do RP, cuja experiência relatamos a seguir:

Orientação vocacional… uma experiência

O RP tem 15 anos e vive com a mãe. Frequenta o 10º ano na área das ciências socioeconómicas e, nos últimos tempos, baixou significativamente o rendimento escolar, sente-se desmotivado, ansioso e inseguro.

A mãe do RP, preocupada com o filho, procurou o serviço de orientação vocacional para tentar perceber o porquê dos maus resultados e desmotivação. O RP realizou o programa de orientação vocacional e, no final, percebeu que estava na área errada, para a qual não tinha interesse e vocação e daí resultava o seu mal-estar e ansiedade.

Agora, o RP sente-se motivado, pois sabe qual a área a seguir, quais os trilhos a traçar, mediante os seus interesses e aptidões. Além disso, levou ferramentas que o ajudam a organizar-se e a saber estudar. No final do ano letivo vai mudar de área, porque afinal o importante é o bem-estar geral e a sua felicidade.

Resolução de conflitos pessoais

A orientação vocacional apresenta-se assim, como uma saída para solucionar estes conflitos pessoais. É muito importante para ajudar o adolescente a conhecer melhor os seus interesses, capacidades e aptidões e, dessa forma, conseguir conciliar estas características às oportunidades profissionais e/ou a reorientar-se para novos propósitos e oportunidades.

Se tal como o RP, o seu filho ou alguém que conhece, se sente perdido, ansioso, desmotivado e tem maus resultados apesar dos esforços, saiba que é possível recuperar a motivação e reconstruir o futuro com base na avaliação certa. Estamos disponíveis para ajudar.