Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Bullying na escola

Todos sabemos que desde sempre existiram desentendimentos na escola entre colegas e amigos, próprios da idade, que acabam por passar com o tempo. Mas o que distingue estes desentendimentos normativos do bullying?

Quando falamos de bullying, falamos de atos de violência contínuos entre colegas da mesma turma, da mesma escola ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum, com consequências muito prejudiciais. Não se trata portanto de uma fase do crescimento que possa der desculpabilizada ou ignorada.

Bullying e a tecnologia

A tecnologia deu uma nova cara a este problema, pois o agressor sente-se protegido por não precisar de se expor fisicamente. Deste modo, o cyberbullying diferencia-se do bullying pelo método e pelo seu impacto, atingindo um número muito maior de pessoas num período de tempo muito curto. Pode também ser mais grave, na medida em que o bullying na escola pode acabar a partir do momento em que a criança vá para casa e o cyberbullying acompanha-a em qualquer sítio, permanentemente.

Como ajudar em caso de Bullying?

Na maioria dos casos, as crianças ou adolescentes sofrem em silêncio, sentindo uma intensa ansiedade e medo de contar em casa que estão a ser vítimas de bullying. Referimos algumas dicas úteis para detetar estas situações e ajudar o seu filho:

  • Esteja atento a todos sinais, nomeadamente ansiedade, pesadelos frequentes, perda de apetite ou pânico no uso da internet
  • Conheça bem a escola e o grupo de amigos do seu filho
  • Esteja atento à forma como o seu filho chega a casa – com a roupa rasgada, arranhado, falta de pertences
  • Vigie o desempenho escolar do seu filho, procurando saber porque as notas baixaram
  • Mantenha um contato frequente com a escola e professores
  • Se o seu filho recusar ir à escola, tente perceber porquê, é comum dizerem que se sentem doentes
  • Converse muito com o seu filho, procure saber de diferentes formas como foi o seu dia

Ser vítima de bullying causa muito sofrimento e pode trazer consequências graves para o normal desenvolvimento da criança. Se notou sinais de alerta no comportamento do seu filho, saiba que temos disponível uma sessão informativa gratuita onde poderá receber mais informação e orientações para si e para o seu filho.