Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Ataques de Ansiedade

É difícil saber o que fazer e o que dizer quando alguém próximo de nós tem ataques de ansiedade. Sem pensarmos muito e numa tentativa de reconfortar a pessoa, costumamos dizer frases como “não te preocupes… é só ansiedade… vai passar… há coisas piores…”. Mas será que estamos a ajudar? Podemos não estar a adotar a melhor estratégia. A pessoa pode considerar que estamos a menosprezar o seu problema e sentir-se incompreendida. Então o que devemos fazer?

Como ajudar alguém com Ataques de Ansiedade?

Vamos dar-lhe, a seguir, 5 dicas para ajudar alguém que tem ataques de ansiedade.

  1. Procure informações sobre o que são os ataques de ansiedade

É fundamental perceber o que são os ataques de ansiedade e como se manifestam para que seja capaz de compreender melhor o sofrimento daqueles que vivem com esta problemática.

  1. Converse com a pessoa

A forma mais eficaz de acalmar uma pessoa é conversar com ela, uma vez que estará a mudar o foco do seu pensamento (por exemplo, pode pedir à pessoa que descreva a forma como está vestida, que conte os carros que estão a passar…). Este exercício fará com que a pessoa deixe de estar centrada naquilo que interpreta como uma ameaça e passe a estar focada no assunto da conversa.

  1. Ajude a controlar a respiração

Quando se está a ter um ataque de ansiedade a respiração é mais rápida e superficial, levando a que exista menos oxigénio nos pulmões e mais dióxido de carbono, o que favorece o surgimento de sintomas como visão turva, tonturas, sensação de falta de ar, batimento cardíaco acelerado, entre outros. Assim, é importante que ajude a pessoa a adotar uma respiração mais lenta e profunda. Poderão respirar ao mesmo tempo, inspirando pelo nariz e enchendo os pulmões de ar, o máximo que conseguirem, e de seguida soltando o ar pela boca lentamente. Repita este procedimento com a pessoa até que a sua respiração esteja controlada.

  1. Não encoraje os evitamentos

Se a pessoa evitar aquilo que teme estará a reforçar os seus medos. A curto prazo alivia o seu sofrimento, mas a médio e longo prazo perpetua o seu problema. Assim, quanto mais evitar sentir ansiedade, mais forte ela se torna e mais sofrimento irá provocar. Por isso, encoraje a pessoa a enfrentar aquilo que teme, de uma forma gradual e reforçando as “pequenas”/grandes conquistas.

  1. Incentive a procura de um profissional

Se os ataques de ansiedade forem demasiado intensos e frequentes, de tal forma que interferem no desempenho das tarefas do dia-a-dia e qualidade de vida dessa pessoa, incentive-a a procurar ajuda de um profissional.

Estas são apenas algumas dicas que o podem ajudar a auxiliar quem tem ataques de ansiedade. Se quiser esclarecer eventuais dúvidas ou receber orientação personalizadas à situação em que se encontra, poderá marcar uma Sessão Informativa, gratuita e sem qualquer compromisso [ 913 400 204 |  geral@recriarsentidos.pt].