Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

O meu filho à noite não quer ir para a cama e de manhã não se quer levantar.

O que posso fazer?

O momento de deitar as crianças, pode ser um verdadeiro tormento. Algumas crianças fogem da cama constantemente, outras fazem grandes birras e existem ainda, aquelas que arquitetam estratégias para entreter os pais para evitar a cama. Conheça neste artigo alguns truques para deitas as crianças mais facilmente!

Sem dúvida, quando os pais estão esgotados e necessitam de descanso, as crianças parecem mais ativas e acordadas do que nunca. O que fazer nestes momentos?

Em primeiro lugar, ainda que isso seja desesperante, esgotante e acabe com a paciência dos pais, é importante perceber o porque de a criança não querer ir para a cama.

Quais as possíveis razões da criança não querer deitar-se?

Frequentemente, podem ser estas várias razões da dificuldade no momento de deitar as crianças:

  • Medo: medo do escuro, medo de estar sozinho, dos “monstros”. A partir dos dois anos as crianças desenvolvem medos. Portanto, sentem que necessitam de estar com os pais, para se sentirem seguros.
  • Falta de Cansaço: ainda que pareça difícil de acreditar, as crianças têm uma energia inesgotável.  Logo, a vontade de continuar a brincar “choca” frontalmente com a hora de ir dormir.
  • Maus hábitos: se as crianças ao fim de semana, se deitarem muito tarde e acordarem ainda mais tarde, é difícil recuperar o horário regular e previsível da semana. Também, se a criança for mandada para a cama por se portar mal, ela vai associar este momento a um castigo. Ora, na verdade não o é.

Quais os truques que podem ajudar a deitar as crianças?

As razões podem ser várias, no entanto, existem alguns truques que podem ajudar neste processo:

  1. Elimine distrações no quarto da criança. Por isso, evite a televisão, jogos no computador, telemóvel, e outros equipamentos, pelo menos uma hora antes de a criança ir para a cama.
  2. Se existirem medos, deve explorá-los com a criança. Por conseguinte não desvalorize o medo. Deve conversar com a criança e demonstrar-lhe carinho e compreensão. Portanto, convém prestar um pouco mais de atenção, contar-lhe uma história alegre e positiva e conversar sobre as experiências do dia. Isso ajudará a criança a distrair-se e a conciliar melhor o sono.
  3. Coloque o seu filho na cama, para dormir, sensivelmente sempre à mesma hora e seguir sempre a mesma rotina, por ex: lavar os dentes, fazer xixi, ler uma história, dar um beijo de boa noite e deitar para dormir. Deve criar um ritual que a criança goste.
  4. Não adormeça a criança nos braços ou não deixe que ela adormeça à frente da televisão. Ela vai-se habituar e não vai querer ir dormir sozinha. Com o tempo ela vai aprender que a hora de ir dormir, é como qualquer outra rotina.
  5. Se a criança sair da cama, deve voltar a deitá-la, sem se irritar, com a maior tranquilidade possível e sai do quarto. Se voltar a fazê-lo, deve repetir o processo as vezes que forem necessárias. Fale com o seu filho com segurança e com confiança.

A firmeza necessária…

Por último, lembre-se que tem de mostrar firmeza e não desistir. Se numa noite a criança sai do quarto e a deixar ver televisão consigo, no dia seguinte ela vai querer fazer a mesma coisa.

As rotinas são aliadas fundamentais. As crianças necessitam delas para que se sintam seguras. Com persistência elas vão acabar por se habituar à hora de dormir e a todo o processo envolvido.  Assim, vão acordar mais bem-dispostas e com vontade de enfrentar o novo dia!