Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Depressão…

Em primeiro lugar, há que referir que na vida estamos sujeitos a vários acontecimentos, alguns podemos controlar, outros nem tanto. Aém disso, quando a nossa autoestima é baixa e o modo de pensar acerca de nós mesmos, do outro e do mundo é negativo, ficamos mais vulneráveis às consequências desses acontecimentos. Por isso, a depressão acaba por se “instalar”… Foi o caso do JLF, cujo testemunho relatamos em baixo.

O testemunho…

Depois do término de uma longa relação, com o estado de espírito muito em baixo e com o receio de desenvolver uma depressão, resolvi procurar ajuda psicológica.

Após uma primeira sessão delineou-se uma estratégia de tratamento que se focou na ultrapassagem do término da relação, mudança do modo de pensar e na postura de como olhar para cada acontecimento de vida.

Antes tinha uma forma de pensar muito negativa e rígida. Achava também que nunca podia ir abaixo, tinha de distrair-me constantemente e sempre que tinha um pensamento menos bom e tinha medo de viver sozinho. A minha autoestima não era muito elevada.

Após várias sessões, resolvi uma série de questões antigas, aprendi a pensar de uma forma mais “líquida” ou maleável face a cada situação, aprendi exercícios para ajudar a melhorar certas particularidades em mim e sentir-me bem e especialmente aprendi a gerir da melhor forma as minhas expetativas.

Cheguei a um resultado final muito positivo devido à ajuda psicológica e à minha motivação e convicção de que precisava de aprender as ferramentas certas. “

JLF

Afinal, tal como neste caso, todos nós vivenciamos momentos de tristeza e todos os encaramos de forma diferente. Porém, quando estes momentos de tristeza se tornam mais intensos e prolongados no tempo, podem prejudicar a nossa vida pessoal, social, familiar e profissional.

Em suma, é importante estar atento a alguns sinais de depressão:

  • Deixou de ter interesse em participar em atividades ou eventos, isolando-se
  • Sente-se triste ou irritado frequentemente
  • Sente várias vezes vontade de chorar
  • Tem dificuldades em dormir ou dorme em excesso
  • Não tem tido apetite ou, pelo contrário, teve um aumento considerável do apetite
  • Sente-se constantemente cansado e com falta de energia
  • Tem pensamentos como “mais valia não estar cá”, “só quero desaparecer”, “a minha vida não faz sentido”, “prefiro morrer”

 

Ou seja, se está a passar por uma situação difícil, pode sentir que é inundado por pensamentos negativos. Por isso, se identifica estes sinais e está em sofrimento constante, pode ser o momento de procurar ajuda especializada. Saiba que é possível aprender novas estratégias e ferramentas que o ajudarão a ultrapassar essa fase e a viver melhor e mais feliz, tal como aconteceu com o JLF. Conforme ajudamos este utente estamos disponíveis para o/a ajudar.