Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

O meu filho faz birras…

Apesar de muitas vezes serem embaraçosas e desconfortáveis, as birras são uma manifestação saudável das emoções e vontades das crianças.  Saiba neste artigo como lidar com as Birras.

As birras das crianças

As crianças, por volta dos 2/3 anos, vão-se apercebendo que já são capazes de se fazer ouvir e, embora não consigam ainda expressar-se da melhor forma, o seu objetivo é apenas satisfazer a sua necessidade e já! Contudo, ainda não possuem mecanismos para lidar com emoções como a frustração, raiva ou angústia e para perceberem que para viver em sociedade têm de ceder. Logo, cabe então aos pais o papel fundamental de lhes ensinar a fazer essa gestão emocional.

Lidar com as birras

Lidar com as birras dos seus filhos pode ser difícil. Por vezes, surge a vergonha, a sua própria frustração, o medo de ser demasiado rígido. Pois, estas situações são também momentos de aprendizagem também para si.  Mas, sempre que cede a uma birra vai contribuir para que esse comportamento se acentue. Assim, ao manter-se firme ensina ao seu filho aspetos tão importantes como: a existência de regras e limites que têm de ser respeitados, que não pode ter tudo o que quer quando quer e que deve respeitá-lo a si e aos outros. As regras e os limites transmitem segurança à criança e facilitam a aprendizagem para lidar com as próprias frustrações.

Dicas úteis para lidar com as birras

Seguem algumas dicas úteis:

  • Reaja com calma e determinação: respire fundo, não eleve o tom de voz, fale clara e pausadamente. Mantenha o controlo.
  • Baixe-se até à altura da criança e explique as razões pelas quais não pode ceder ao pedido do seu filho
  • Evite utilizar a força física, pois a criança vai ficar ainda mais nervosa e desafiadora e vai passar-lhe a mensagem de que é permitido bater
  • Ignore a birra, mas não a criança, afaste-se fisicamente da criança, mas mantenha-se na mesma divisão. Nas primeiras vezes, pode aumentar a intensidade da birra, mas com regularidade e sem cedências, o comportamento vai melhorar.
  • Desvie a tenção e fale sobre outros assuntos enquanto ignora a birra, mas devolva a atenção à criança assim que a birra terminar
  • Não dê sermão depois de conseguir que a birra termine
  • Não ameace com castigos que não vai conseguir cumprir
  • Dê o exemplo: as crianças imitam o comportamento dos adultos, esteja atento ao seu comportamento verbal e não verbal

A fase das birras é mesmo uma fase que vai passar à medida que o seu filho cresce. Todavia, se notar que as birras são cada vez mais frequentes, sem resposta às estratégias que aplicou ou que tendem a agravar-se consulte um profissional especializado.

Saiba que podemos ajudá-lo, a si e ao seu filho. Saiba como contactando-nos! 

Pode Marcar a sua consulta de Psicologia no Porto, na Maia e na nossa clínica de Psicologia em Gaia.