Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

A Perturbação Obsessivo-Compulsiva

O que é a Perturbação Obsessivo-Compulsiva? A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) caracteriza-se pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens, que invadem a mente de uma forma recorrente e que a pessoa sente como intrusivas e indesejadas. Por provocarem uma intensa ansiedade, muitas vezes, são seguidas de compulsões – comportamentos ou atos mentais repetidos desenvolvidos com o objetivo de evitar ou reduzir a ansiedade ou prevenir que algo de mal aconteça. Habitualmente estabelecer-se um penoso ciclo vicioso (Pensamento – Ritual – Pensamento) do qual a pessoa não sabe como sair, ainda que seja capaz de reconhecer que as suas obsessões-compulsões são excessivas ou irracionais.

É comum as pessoas gastarem muito tempo, por vezes grande parte do dia, nestes rituais, acabando por condicionar a sua vida profissional e pessoal. Nos casos mais graves, pode tornar-se totalmente incapacitante. Geralmente as obsessões-compulsões são difíceis de compreender pelas outras pessoas, porque não parecem fazer sentido e/ou são vistas como claramente excessivas.

Se tem ou conhece alguém com este tipo de pensamento/comportamento e quer saber mais sobre esta perturbação não hesite em contactar-nos. Através da Terapia Cognitivo-Comportamental é possível aprender a distanciar-se dos pensamentos e comportamentos intrusivos e re(encontrar) a vida hipotecada.