Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Orientação Vocacional- necessário ou não?

A Orientação Vocacional é um método que ajuda a fazer escolhas. E escolhas, geralmente, são difíceis.

Todos os anos os jovens que frequentam o 9º e o 12º ano fazem a mesma pergunta: que área vou escolher no 10º ano? E que curso ou profissão vou escolher no final do 12º ano? Mas, porque fazer Orientação Vocacional?

Porque fazer Orientação Vocacional?

O jovem sente uma grande pressão, pois tem que fazer a primeira escolha profissional e a responsabilidade nesta decisão gera muitas vezes confusão, insegurança e muita ansiedade, pois será uma decisão com implicações no futuro.

Esta decisão pode ser feita de maneira precipitada. O jovem não está completamente preparado para saber qual o caminho que deve seguir e/ou escolhe a área que os amigos escolhem ou acaba por tentar seguir o caminho de alguém que admira muito.

Neste sentido, a Orientação Profissional é uma ferramenta muito importante, que pode ajudar o jovem no processo de tomada de decisão, promovendo o conhecimento sobre si próprio, da sua maturidade e informação escolar e profissional que possa sustentar a sua decisão. São usados testes, como instrumentos auxiliares de um processo cujo objetivo é, principalmente, ajudar e capacitar o jovem a lidar com as dificuldades naturais e inerentes a qualquer situação de escolha.

Mas afinal, porque fazer Orientação Vocacional?

Quais os objetivos da Orientação Vocacional?

Os objetivos da Orientação Profissional são:

  • Desenvolver uma melhor compreensão de si próprio, das pressões sociais que sofre e das suas motivações;
  • Compreender o momento vivido. Existir ansiedade é natural, mas é importante aprender a lidar com essa ansiedade da forma mais adequada;
  • Identificar novas possibilidades de profissões, além das trazidas para o processo de Orientação;
  • Promover condições para o jovem fazer as suas escolhas e planear o seu futuro profissional, considerando os seus interesses, motivações e aptidões.

A orientação vocacional torna-se assim fundamental, pois na nossa sociedade estas escolhas têm que se realizar relativamente cedo no processo de desenvolvimento, e nesse sentido, o jovem necessita de orientação especializada para esta tarefa tão importante mas tão complexa.

Quando uma pessoa faz o que gosta, torna-se realizada em várias áreas da sua vida, torna-se bem-sucedida e com isso pode produzir melhores experiências.

Se quiser saber mais sobre este serviço não hesite em contactar-nos. Poderá marcar uma sessão informativa, gratuita e sem qualquer compromisso, para esclarecer as suas dúvidas e compreender melhor como podemos ajudar nesta importante etapa de tomada de decisões.