Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Como ultrapassar as dificuldades do regresso às aulas e à rotina?

As férias já passaram e um novo ano letivo está aí à porta! Portanto, aproxima-se uma época cheia de desafios e exigências para as crianças/jovens e restante família. Assim sendo, o regresso às aulas, requer mudanças e novas rotinas, que se vão alinhando nas primeiras semanas e que nem sempre são fáceis de executar. Mas é possível!

É importante planear com alguma antecedência este regresso. Logo, deve ir implementando alguns passos para facilitar a adaptação.

Seguem algumas dicas que o podem ajudar no início deste novo ano letivo:

  1. Organização – O regresso às aulas requer “desligar” o botão das férias. É importante que, antes das férias terminarem, se comecem a retomar alguns hábitos fundamentais que ajudarão no regresso às aulas, nomeadamente os horários de deitar e levantar. Estes novos horários da época escolar precisam de ser reintroduzidos gradualmente. Assim, não será tão difícil no início da escola.
  2. Motivação: Regressar à rotina da escola, após três meses de férias, pode ser difícil de aceitar. Logo, isto pode complicar os primeiros dias de aulas. Tente motivar o seu filho, despertando-lhe curiosidade acerca da novidade desta nova fase. Fale com ele sobre o que aprenderá ao longo do ano, folheiem juntos os novos manuais, escolham juntos o material escolar. Aproveite esta oportunidade para passar um momento divertido e descontraído com o seu filho.
  3. Metodologia: Um ano letivo com sucesso, exige metodologia. Converse com o seu filho sobre os horários de estudo, sobre os métodos de estudo que utiliza e quais poderão ser mais eficazes para ele. Envolva-se ao máximo nesta atividade e tente orientá-lo nesses métodos. Defina com o seu filho o local e horário de estudo, resumos, esquemas, etc.
  4. Rotina: Ser estudante, é ter e ser rotina! Horários estáveis, datas a cumprir, trabalhos para fazer num determinado tempo, entre outros são parte do dia a dia de um estudante. Esta rotina é essencial. É estruturadora e organizadora. É importante então, manter rotinas fora do horário escolar. Portanto, as horas para deitar e levantar (mesmo ao fim de semana) e organização do estudo em casa devem ser respeitadas. Não deverá esquecer, que as horas de lazer, são igualmente importantes. Tente envolver-se ao máximo nestas atividades, pois brincar também é aprender!

E qual será a dica super importante para ajudar o seu filho no regresso às aulas?

Por último, indicamos a dica que não pode faltar no regresso à escola e às rotinas: reforço!

Assim sendo, nesta fase reforce o seu filho. Portanto, valorize as suas melhores competências enquanto aluno e a tudo o que ser aluno envolve. Por isso tenha em conta fatores como a assiduidade, pontualidade, técnicas de estudo, cooperação, cumprir regras. Assim, está a transmitir-lhe confiança e segurança. O seu filho vai perceber que está atento a ele. Por essa razão, estes comportamentos vão contribuir para a manutenção destes bons princípios ao longo do tempo.

Bom regresso e bom recomeço!