Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Como está a saúde mental dos nossos jovens?

A adolescência é uma fase em que ocorrem várias mudanças quer a nível interno como externo. Logo, apesar de para muitos jovens se tratar de um momento estimulante, para outros é muitas vezes marcado por alguma confusão, dificuldade em tomar decisões, angústia e stress. Assim sendo, se estes sinais passarem despercebidos e o adolescente não receber alguma orientação, podem constituir um fator de risco para o desenvolvimento de problemas mais graves. A saúde mental nos jovens é portanto uma preocupação!

Saúde Mental – a definição da Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a Saúde Mental como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere“.

De facto, sabemos que o adolescente com problemas de saúde mental irá tornar-se num adulto com dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho. Além dessas, outras dificuldades podem surgir ao nível das relações interpessoais. Assim sendo, a qualidade de vida e bem-estar geral é reduzida.

Simultaneamente, sabe-se que cerca de metade das perturbações mentais surgem antes dos 14 anos (OMS). Contudo, a maioria dos casos não é detetada nem tratada.

Sabia que a depressão é das perturbações mais comuns na adolescência?

A depressão é a 3ª perturbação com maior prevalência mundial entre os adolescentes. Constantemente, devido às características inerentes à adolescência é difícil de identificar a depressão. Não raro, a sua manifestação é diferente no adulto. Frequentemente, podemos encontrar variações frequentes do humor, irritabilidade, agitação e alguns comportamentos opositores e de desafio.

Igualmente, o suicídio é uma preocupação uma vez que é a segunda causa de morte em jovens entre os 15 e 29 anos. Frequentemente, o uso excessivo de álcool e drogas ilícitas é outro grande problema que pode levar a comportamentos perigosos. Por conseguinte, são exemplos destes, as práticas sexuais de risco ou condução irresponsável. As perturbações alimentares estão também entre os problemas mais comuns.

A prevenção e promoção da saúde mental são o caminho a seguir!

Face a estes dados preocupantes e aos desafios do mundo na atualidade, temos vindo a assistir a um crescente reconhecimento destes problemas. Logo, há uma preocupação cada vez maior com a prevenção precoce. Em virtude das evidências mostrarem que a promoção da saúde mental nos adolescentes tem benefícios a curto e a longo prazo há ainda um longo caminho a percorrer. Em suma, esses benefícios estão demonstrados a nível individual e coletivo, com repercussões na sociedade e economia.

Inegavelmente, a prevenção começa pelo conhecimento de fatores de risco e identificação e compreensão dos primeiros sinais de alerta.

Quais os fatores de risco para problemas de saúde mental nos jovens?

Quanto maior a exposição a fatores de risco, maior a vulnerabilidade para o desenvolvimento de determinados problemas.

Assim, os fatores de risco para problemas de saúde mental nos jovens podem incluir:

  • Pressão entre pares
  • Questões relacionadas com a identidade sexual
  • Amplo acesso e a forma de utilização da tecnologia
  • Exposição a violência – bullying, violência sexual, violência doméstica
  • Dificuldades socioeconómicas
  • Discriminação ou exclusão social
  • Dificuldade no acesso a serviços qualificados

Com efeito, pais e professores têm um papel essencial no ensino e formação de competências. Consequentemente,  os adolescentes irão sentir-se capazes de lidar com os desafios. É necessário também um investimento a nível global com programas abrangentes que incluam intervenções para a promoção da saúde mental e alternativas para diminuir comportamentos de risco.

É este o objetivo do ano 2018 da OMS para a saúde mental.

A Recriar Sentidos identifica-se com esta missão e quer contribuir para o aumento da resiliência dos nossos jovens.

Para isso disponibilizamos orientação a pais, consultas direcionadas aos jovens e workshops para ambos no sentido de proteger e promover a saúde mental dos adultos do futuro. Esteja atento às próximas iniciativas!