Sente-se sobrecarregado? Não consegue descansar?
Saiba aqui o que são e como diferenciar o stress e ansiedade.
Stress
O que é o stress? De acordo com diversos autores, o stress é uma resposta adaptativa do nosso organismo perante algo que aconteceu ou que está para acontecer e que coloca em causa o nosso equilíbrio. Logo, em níveis moderados o stress ajuda-nos a mantermo-nos focados nos objetivos que pretendemos alcançar e impulsiona-nos para a ação. Por outro lado, surge problema quando vivemos, regularmente, sob níveis elevados de stress. Nestes casos, o stress pode prejudicar o nosso funcionamento nas várias áreas da nossa vida.
Assim sendo, surgem sintomas invalidantes como:
- Ansiedade
- Preocupação excessiva
- Irritabilidade e impaciência
- Dificuldades de atenção, concentração e memória
- Cansaço e perda de energia
- Esquecimentos/“brancas” de pensamento
- Desorganização e dificuldade em tomar decisões
- Alterações no humor, sono, apetite e gastrointestinais
- Sensação de perda do controle e de estar sobrecarregado/a
- Queda de cabelo
- Dores de cabeça e musculares
Stress e Ansiedade
Sente-se em constante alerta? O seu pensamento não para com tantas preocupações? Se sim poderá estar em situação de stress e ansiedade!
Em primeiro lugar, há que referir que a ansiedade é um conjunto de reações físicas que preparam o nosso corpo para agir em situações de ameaça ou perigo, como uma espécie de alarme interno. No entanto, quando em excesso interfere no funcionamento diário e na qualidade de vida.
Assim sendo, é comum sentir:
- Inquietação
- Preocupações constantes e excessivas
- Fadiga
- Tensão muscular
- Taquicardia
- Irritabilidade
- Suor em excesso
- Corar
- Dificuldades no sono
- Alterações no apetite
- Dificuldades de atenção, concentração e memória
- Desempenho comprometido
Ansiedade generalizada – o que é?
Desde já, há que indicar que este tipo de ansiedade é um dos mais frequentes. que mais afeta os indivíduos. A saber, a ansiedade generalizada distingue-se por preocupações constantes e excessivas sobre aspetos quotidianos, sendo acompanhada de sintomas físicos.
Assim sendo, a pessoa sente-se numa indecisão permanente e sente dificuldade em gerir a incerteza inerente à própria vida.
Ansiedade social
A ansiedade social surge em pessoas que quando expostas a situações sociais, experienciam medo relativo à avaliação negativa dos outros, da crítica ou receio de fazer alguma coisa que possa ser embaraçoso ou ridículo, causar má impressão, serem julgadas ou avaliadas negativamente pelos outros. Afinal, é condicionadora da vida social e profissional dos indivíduos afetados.
Tem dúvidas sobre o que sente? Será apenas stress? O stress e ansiedade podem afetar a sua vida mas ser controlados com a ajuda de um profissional de saúde. Não deixe de pedir auxílio a um psicólogo.