Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

A época de exames está aí e para muitos estudantes só de ouvir a palavra “exame” já sentem um arrepio desagradável e associam a ansiedade, stress e angústia. Mas, quais os sintomas associados a ansiedade nos exames? Quer saber como gerir o stress nos exames? Leia aqui!

Sintomas de ansiedade nos exames

A ansiedade nos exames e avaliações é sentida durante a preparação e realização de um exame. Logo, nestas situações surgem reações somáticas: batimento cardíaco acelerado, tremores, sudação, mal-estar abdominal, dificuldade em respirar, dificuldades de atenção e concentração ou “brancas” no pensamento e inquietação. Além disso, estes sintomas estão associados a uma série de pensamentos. São exemplos, pensamentos tais como: “não vou conseguir”, “não vou ter tempo para estudar tudo”, “não vou conseguir acabar o exame”, “não consigo lembrar-me de nada”, “vou ter má nota e vão ficar desiludidos comigo”, “vou reprovar”.

O que pode associar-se à ansiedade nos exames?

Em primeiro lugar, há que referir que estes pensamentos e reações ocorrem em várias fases, podendo levar ao ciclo vicioso: evitamento do estudo, aumento da ansiedade, mais evitamento, culpa, mais ansiedade.

As consequências do stress nos exames

Um dos principais inimigos numa situação de exame é a ansiedade que aumenta, de facto, a probabilidade de se obter uma nota menos boa. Habitualmente, surge não porque não sabemos a matéria mas porque este excesso de ansiedade impediu de aplicar os conhecimentos. Outro aspeto importante, diz respeito às expetativas demasiado elevadas. Neste caso, surge muitas vezes quando os alunos se estão a habituar às diferenças entre o ensino secundário e superior. Assim sendo, estes podem estar particularmente vulneráveis.

O que fazer para reduzir o stress associado as exames?

É importante estares atento aos teus pensamentos e sinais corporais. A boa notícia é que este inimigo chamado ansiedade está na nossa cabeça e pode ser controlado. Há algumas dicas para diminuir a ansiedade nos exames úteis que podes aplicar.

Se necessitares de ajuda profissional podes procurar um psicólogo. Encontrarás uma equipa de psicologia na nosso clínica em Gaia, no Porto e na Maia.