Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

A maior parte dos Pais deseja que os seus filhos sejam felizes, saudáveis, que os respeitem e aos demais adultos, que obedeçam a regras, tenham boas relações e que tenham sucesso na escola. No entanto, esta tarefa nem sempre é fácil, pois os filhos não trazem manual de instruções. Será que o aconselhamento parental será útil?

Educação dos filhos e a educação parental

Em primeiro lugar, lembramos que educar os filhos é talvez o maior desafio do ser humano. Logo, os pais sentem-se frequentemente sozinhos. Além disso, muitas vezes não têm respostas sobre a melhor forma para lidar com as diversas situações que surgem todos os dias.

Por vezes, é difícil perceber se os nossos filhos têm determinada reação por problemas de comportamento ou se simplesmente é fruto da fase do desenvolvimento em que se encontram e, por isso, acabará por passar com o tempo. Por exemplo, há as birras no supermercado, as birras para comer, escovar os dentes, ir para a cama, a indisciplina, entre outros.

Assim sendo, apesar das diferenças individuais de cada criança e dos diferentes objetivos que os pais têm para os seus filhos, a investigação tem mostrado que os princípios para gerir os problemas de comportamento e estimular relações positivas com os filhos são universais.

Aconselhamento parental

Quais os benefícios do aconselhamento especializado aos pais?

Perante todas estas incertezas e receios implícitos à dificuldade de educar cada criança/adolescente, beneficiar de aconselhamento parental especializado poderá ser útil, uma vez que permite aos pais:

  • Conhecerem-se melhor enquanto pais
  • Conhecerem melhor os filhos
  • Ganharem mais confiança na forma como lidam com os problemas
  • Melhorar a relação pais-filhos
  • Resolver um problema já existente
  • Prevenir futuros problemas de comportamento

Onde pode obter aconselhamento parental?

Estamos disponíveis para auxiliá-lo a percorrer este caminho. Se precisar de ajuda, entre em contacto connosco. Encontrará uma equipa de psicólogas em Gaia, na Maia e no Porto.