Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Conhece alguém a necessitar de ajuda para ultrapassar um estado depressivo? Neste artigo, iremos abordar a melhor forma de ajudar uma pessoa com depressão.

Como ajudar em caso de depressão

Nem sempre é fácil saber o que dizer, como estar ou o que fazer quando uma pessoa, próxima de nós, está com depressão. Além disso, o sentimento de impotência pode assolá-lo e a dor de ver sofrer quem tanto gosta pode ser muito difícil de suportar. Contudo, ainda que a superação deste momento difícil não dependa exclusivamente de si, sabe-se que o apoio de familiares e amigos facilita o tratamento da depressão. Para tal, é também
fundamental a pessoa aceite a ajuda disponível. Nem sempre é fácil ajudar uma pessoa com depressão…

Em primeiro lugar, relembramos que é importante a postura com que lida com a pessoa com depressão, bem como o que lhe diz (e não diz). Muitas vezes, o simples facto de estar presente e disponível para ajudar em caso de necessidade é suficiente para que a pessoa com depressão se sinta apoiada.

Sinais e sintomas de depressão

Para que possa ajudar uma pessoa com depressão, esteja atento aos sinais e sintomas de depressão. Estes podem variar de pessoa para pessoa e manifestar-se com maior ou menor intensidade e frequência. Ainda assim, é comum observar-se:

  • Tristeza profunda
  • Fadiga recorrente e falta de energia
  • Perda de interesse em todas ou quase todas as atividades
  • Tendência para o isolamento
  • Choro fácil
  • Dificuldades em dormir ou “necessidade” de dormir muito
  • Perda do apetite ou apetite aumentado (sobretudo por doces ou fast food)

Pode saber mais sobre a depressão no nosso artigo Depressão – causas, sintomas e tratamento, bem como compreender melhor as suas causas.

Terapia para a depressão

Desde já, devemos atentar que se os sinais e sintomas de depressão, anteriormente descritos, estiverem presentes é possível que a pessoa esteja a atravessar uma depressão. Neste caso, é importante que incentive a pessoa a procurar um profissional para que possa ter um acompanhamento adequado. Além do diagnóstico, é importante que este profissional possa avaliar o impacto dos sinais e sintomas da depressão apresentados e estabelecer um plano de intervenção que permita atuar nas causas da depressão. Além disso, irá ensinar à pessoa estratégias que lhe permitam combater a depressão.

O que se deve dizer (e não dizer) a uma pessoa com depressão

Vamos dar-lhe, a seguir, algumas dicas para que saiba como ajudar alguém com depressão.

  • Procure colocar-se no lugar dessa pessoa. Não é possível sentir o que ela está a sentir, mas tente compreender o sofrimento pelo qual ela está a passar.
  • Demonstre-se disponível para ouvir, sem julgar ou criticar
  • Evite dizer “não chores”. O choro é uma forma de expressão emocional que deve ser encorajada.
  • Respeite o silêncio. Se a pessoa preferir não falar, respeite o seu desejo e diga-lhe que estará disponível sempre que ela precisar.
  • Incentive a pessoa a envolver-se em atividades que outrora lhe davam prazer.
  • Reforce a importância de passar momentos com amigos/familiares com os quais se sinta bem.
  • Não desvalorize as ideias/pensamentos relacionados com a morte. É importante avaliar a intensidade e frequência destas ideias.
  • Seja paciente, afetuoso e mantenha a esperança. A depressão amarra a pessoa ao passado, podendo existir alguma resistência à mudança.

Lembre-se, a depressão é uma doença, não uma escolha pessoal. Portanto, os sintomas de depressão podem ser muito invalidantes, ao ponto da pessoa perder a força para o enfrentar. Assim sendo, a sua ajuda é, por isso, fundamental! Se tiver dúvidas ou quiser receber orientações especificas para a pessoa que conhece, não existe em contactar-nos. Estamos disponíveis em Gaia, no Porto ou na Maia para ajudá-lo a ajudar.