Dias úteis: 09h às 20h 913 400 204 geral@recriarsentidos.pt

Como ajudar o seu filho a adormecer?

O sono é um aspeto muito importante na nossa vida e quando falamos de crianças, assume uma relevância ainda maior. As dificuldades de sono das crianças afetam de forma frequente o seu comportamento e sucesso escolar.

O que é afetado com as dificuldades de sono das crianças?

Vários estudos apontam que a baixa qualidade e poucas horas de sono estão ligadas a:

  • baixo rendimento escolar
  • diminuição da capacidade de atenção e concentração
  • dificuldades de memória
  • variações de humor
  • sonolência persistente
  • comportamento mais inquieto

 

As crianças, com o cérebro ainda em desenvolvimento, precisam de mais horas de sono.  Além disso, a aprendizagem de bons hábitos na infância favorece a manutenção de um padrão de sono adequado na idade adulta.

Contudo, muitas vezes as crianças revelam dificuldades em adormecer e quando se aproxima a hora de dormir, podem oferecer resistência. Por isso, as perturbações do sono nas crianças podem levar muitas vezes também os pais à exaustão. Como consequência, a fadiga excessiva dos pais pode levar a conflitos conjugais e tensões familiares, com impacto significativo na vida de pais e filhos.

Portanto, como pode ajudar o seu filho a adormecer?

Para não tornar a hora de dormir um verdadeiro pesadelo, damos algumas dicas que pode colocar em prática neste regresso às aulas e às rotinas. Como resultado, irá melhorar o sono do seu filho e o seu.

Dicas para resolver as perturbações de sono nas crianças

  1. Prepare o ambiente

Crie um ambiente aconchegante e confortável no quarto do seu filho. Lembre-se que o quarto é para dormir. Assim, tenha atenção a pequenos pormenores, como uma luz suave e poucos estímulos.

  1. Estabeleça rotinas

É importante para as crianças terem determinados hábitos para dormir. Assim sendo é importante dormir sempre no mesmo quarto e no mesmo horário.

  1. Desligue os aparelhos eletrónicos

À medida que o horário de dormir se aproxima, crie um ambiente mais tranquilo em casa: desligue telemóveis, tablets, televisões. Esses aparelhos influenciam os ritmos circadianos naturais bem como a produção de hormonas que ajudam a adormecer.

  1. Passe tempo com o seu filho

Algumas crianças adiam a hora de ir dormir porque querem passar mais tempo com os pais. Portanto, dedique algum tempo somente ao seu filho, nem que sejam apenas uns minutos de qualidade por dia.

  1. Esteja atento aos medos

Por vezes, as crianças evitam a hora de dormir porque têm medo do escuro, de ficar sozinhas ou de monstros imaginários. Nestes casos, pode deixar uma pequena luz de presença no quarto ou a porta do quarto entreaberta. Assim o espaço de dormir fica um pouco mais iluminado e a criança consegue sentir a presença de outras pessoas.

Quer experimentar uma técnica para resolver alguns distúrbios de sono do seu filho?

Finalmente, apresentamos-lhe ainda um exercício que poderá ser útil na hora de adormecer o seu filho e que possibilitará também um bom momento entre vocês. Irá facilmente resolver as dificuldades de sono das crianças lá de casa!

Deite o seu filho, desligue os aparelhos eletrónicos e reduza a luz. Sente-se ao seu lado na cama e diga que vão fazer um jogo. Peça-lhe que feche os olhos e respire lentamente. Pode ajudar contar com ele até três para inspirar e até três para expirar.

De seguida, peça-lhe que imagine que a sua cama é um gigantesco marshmallow (ou algodão doce ou uma nuvem… ou algo que saiba que o seu filho goste). Agora diga-lhe para imaginar que está a mergulhar nesse enorme e fofo marshmallow, de uma forma segura e confortável. Por último, peça-lhe que imagine que cada parte do seu corpo mergulha cada vez mais fundo no seu confortável marshmallow… a começar pelos dedos dos pés, passando pelas pernas, joelhos, anca, barriga, dedos das mãos, braços, peito, ombros, pescoço, rosto e cabeça. (Adaptado de Corinne Sweet)

Seja criativo, utilize um tom de voz calmo e é provável que ele (ou você) adormeça antes de terminar o exercício.

Assim, irá com certeza ajudar a resolver as dificuldades de sono das crianças lá de casa!