Como ajudar o seu filho a adormecer?
O sono é um aspeto muito importante na nossa vida e quando falamos de crianças, assume uma relevância ainda maior. As dificuldades de sono das crianças afetam de forma frequente o seu comportamento e sucesso escolar.
O que é afetado com as dificuldades de sono das crianças?
Vários estudos apontam que a baixa qualidade e poucas horas de sono estão ligadas a:
- baixo rendimento escolar
- diminuição da capacidade de atenção e concentração
- dificuldades de memória
- variações de humor
- sonolência persistente
- comportamento mais inquieto
As crianças, com o cérebro ainda em desenvolvimento, precisam de mais horas de sono. Além disso, a aprendizagem de bons hábitos na infância favorece a manutenção de um padrão de sono adequado na idade adulta.
Contudo, muitas vezes as crianças revelam dificuldades em adormecer e quando se aproxima a hora de dormir, podem oferecer resistência. Por isso, as perturbações do sono nas crianças podem levar muitas vezes também os pais à exaustão. Como consequência, a fadiga excessiva dos pais pode levar a conflitos conjugais e tensões familiares, com impacto significativo na vida de pais e filhos.
Portanto, como pode ajudar o seu filho a adormecer?
Para não tornar a hora de dormir um verdadeiro pesadelo, damos algumas dicas que pode colocar em prática neste regresso às aulas e às rotinas. Como resultado, irá melhorar o sono do seu filho e o seu.
Dicas para resolver as perturbações de sono nas crianças
- Prepare o ambiente
Crie um ambiente aconchegante e confortável no quarto do seu filho. Lembre-se que o quarto é para dormir. Assim, tenha atenção a pequenos pormenores, como uma luz suave e poucos estímulos.
- Estabeleça rotinas
É importante para as crianças terem determinados hábitos para dormir. Assim sendo é importante dormir sempre no mesmo quarto e no mesmo horário.
- Desligue os aparelhos eletrónicos
À medida que o horário de dormir se aproxima, crie um ambiente mais tranquilo em casa: desligue telemóveis, tablets, televisões. Esses aparelhos influenciam os ritmos circadianos naturais bem como a produção de hormonas que ajudam a adormecer.
- Passe tempo com o seu filho
Algumas crianças adiam a hora de ir dormir porque querem passar mais tempo com os pais. Portanto, dedique algum tempo somente ao seu filho, nem que sejam apenas uns minutos de qualidade por dia.
- Esteja atento aos medos
Por vezes, as crianças evitam a hora de dormir porque têm medo do escuro, de ficar sozinhas ou de monstros imaginários. Nestes casos, pode deixar uma pequena luz de presença no quarto ou a porta do quarto entreaberta. Assim o espaço de dormir fica um pouco mais iluminado e a criança consegue sentir a presença de outras pessoas.
Quer experimentar uma técnica para resolver alguns distúrbios de sono do seu filho?
Finalmente, apresentamos-lhe ainda um exercício que poderá ser útil na hora de adormecer o seu filho e que possibilitará também um bom momento entre vocês. Irá facilmente resolver as dificuldades de sono das crianças lá de casa!
Deite o seu filho, desligue os aparelhos eletrónicos e reduza a luz. Sente-se ao seu lado na cama e diga que vão fazer um jogo. Peça-lhe que feche os olhos e respire lentamente. Pode ajudar contar com ele até três para inspirar e até três para expirar.
De seguida, peça-lhe que imagine que a sua cama é um gigantesco marshmallow (ou algodão doce ou uma nuvem… ou algo que saiba que o seu filho goste). Agora diga-lhe para imaginar que está a mergulhar nesse enorme e fofo marshmallow, de uma forma segura e confortável. Por último, peça-lhe que imagine que cada parte do seu corpo mergulha cada vez mais fundo no seu confortável marshmallow… a começar pelos dedos dos pés, passando pelas pernas, joelhos, anca, barriga, dedos das mãos, braços, peito, ombros, pescoço, rosto e cabeça. (Adaptado de Corinne Sweet)
Seja criativo, utilize um tom de voz calmo e é provável que ele (ou você) adormeça antes de terminar o exercício.
Assim, irá com certeza ajudar a resolver as dificuldades de sono das crianças lá de casa!