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7 atitudes mindfulness para ter nas férias

Em primeiro lugar, começamos por questionar… sabe exatamente o que é o mindfulness? Como a atenção plena o pode ajudar? Neste artigo iremos abordar como pode praticar mindfulness no seu dia-a-dia e mesmo em período de férias!

O que é o mindfulness?

Mindfulness é prestar atenção plena ao momento presente e sem julgamento. E por atenção plena, entenda-se que é observar apenas, sem crítica. Assim sendo, sabemos hoje que, estar atento ao aqui e agora, permite-nos promover uma postura de maior aceitação dos nossos pensamentos, emoções e sensações corporais. Logo, o objetivo deste não é eliminar estes pensamentos negativos, mas sim observá-los e perceber que não somos o aquilo que pensamos.

Na correria do quotidiano pode ser difícil praticar uma postura mindfulness, apesar de esta atitude se revelar muito importante nestes momentos, melhorando mesmo a nossa qualidade de vida. Mas, muitas vezes, envolvidos em todas as tarefas e exigências, colocamos isso em segundo lugar. Então, porque não aproveitar as férias para começar a praticar?

Como praticar Mindfulness nas férias: 7 atitudes

Confira aqui as 7 atitudes que pode ter para praticar Mindfulness nas férias!

1. Preste atenção

Desde já, questionamos… mesmo de férias, costuma prestar atenção ao que está a acontecer? Preste atenção ao que o rodeia, simplesmente. Costuma ir para a praia nas férias? Ou gosta mais de passar uns dias no campo? Então, estas férias repare em pormenores como sons, cheiros, os elementos visuais. Respire fundo e preste atenção ao que está a acontecer.

2. Saia do piloto automático

No dia-a-dia é comum reagirmos de acordo com os nossos hábitos e rotinas e grande parte do nosso tempo é passado em piloto automático. Além disso, para deixarmos de o fazer, é necessário um esforço consciente da nossa parte. Portanto, quando perceber que o seu corpo está em férias mas a sua mente está noutro sítio, traga a sua atenção para o que está a acontecer no momento, para a experiência que está a viver no presente. Faça este exercício sempre que perceber que a sua atenção vagueia. Conduza-a para o momento, gentilmente. E, não se esqueça que é preciso praticar!

Em resumo, dedique-se tanto a desfrutar as férias como se dedica a trabalhar. Lembre-se que é importante manter um equilíbrio na sua vida.

3. Procure não julgar

Habitualmente, temos tendência para rotular as nossas experiências como boas ou más, adequadas ou desadequadas. Logo, quando estamos de férias temos, muitas vezes, a expetativa de que deveríamos fazer determinadas coisas, aproveitar melhor o tempo, descontrair mais e vamos julgando o que acontece de acordo com isso… Mas, a exigência desta expetativa pode levar a que nos sintamos frustrados facilmente. Portanto, procure aceitar as experiências como elas são, não julgando. O objetivo é aproveitar o momento. Foque-se nisso.

4.Cuide de si em mindfulness

Todos os dias lavamos os dentes, tomamos banho, cuidamos da nossa pele. Mas quantas vezes está verdadeiramente atento/a ao que está a fazer? Aproveite as férias para alterar isso: sempre que fizer alguma rotina da sua higiene, procure fazê-lo de forma consciente. Por exemplo, enquanto toma banho, sinta a água a tocar na pele, o cheiro do gel de banho e shampoo. Em suma, esteja atento a todas as sensações destas rotinas. É um bom ponto de partida para uma vida mais mindfulness.

5. Faça exercício mindful

Desde já, pelo menos uma vez por dia, sempre que caminhar em direção a algum sítio, seja para a praia ou um passeio, foque a sua atenção nos movimentos do seu corpo enquanto caminha. Logo, esqueça o telemóvel ou os pensamentos perdidos que surgem na sua mente. Ou seja, esteja atento a algo que fazemos todos os dias, sem pensar, dando como adquirido. Preste atenção aos seus pés, pernas, aos músculos envolvidos enquanto caminha. Pode adaptar o mesmo exercício a qualquer tipo de exercício físico que praticar.

6. Faça refeições mindful

Em férias, o nosso tempo para as refeições é maior. Muitas vezes, a disponibilidade para cozinhar refeições que apreciamos aumenta também. Procure estar atento enquanto cozinha, inove, experimente utilizar ingrediente que nunca usou. Logo, quando fizer a refeição, esteja verdadeiramente atento. Pelo menos numa das refeições, em vez de estar a comer e a ver televisão, olhar para o telefone ou a conversar, procure explorar a experiência de comer com todos os sentidos.

7. Regresse em mindfulness

Tire um dia das férias para preparar o regresso ao trabalho. Assim, nesse dia organize o que precisa, consulte o email, planeie os seus dias e rotinas. Além disso, procure incluir todas as práticas mindfulness que treinou durante as férias neste planeamento. Tire uns minutos para respirar apenas e estar em contacto com os seus pensamentos, sem julgar, observando apenas o que surge no momento presente. Respire fundo e bom regresso!

Sente-se preparado para praticar diariamente o mindfulness? Tenha uma vida mais plena aprendendo mais sobre esta postura na vida!